Doença periodontal e diabetes
“Não existe saúde geral sem saúde bucal!”
“Não existe saúde geral sem saúde bucal!” Repetir essa frase é rotina no consultório, especialmente quando conversamos com pacientes portadores de diabetes. Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, triplicou o número de pessoas com diabetes nos últimos 30 anos na América. Muitos desses pacientes apresentam alterações na saúde bucal antes mesmo de receber um diagnóstico de diabetes e necessitam de atenção especial para garantir a manutenção de sua saúde.
A Periodontite é uma doença inflamatória crônica, desencadeada pelo biofilme bacteriano (também chamado de placa, é um conjunto de bactérias, restos alimentares, saliva e células descamadas da boca). Afeta todo tecido periodontal, ou seja, ossos e gengiva ao redor dos dentes. Nos últimos anos diversas evidências tem sustentado a existência de uma relação entre a periodontite e a saúde sistêmica.
A presença do biofilme entre os dentes e consequentemente o aumento da quantidade de moléculas da superfície bacteriana, como os Lipopolissacarídeos (LPS), na cavidade oral estimulam a produção de mediadores inflamatórios pelo organismo que levam a destruição de gengiva e osso de sustentação dos dentes. Estudos recentes provaram que esses efeitos destrutivos não estão restritos à cavidade oral, mas afetam todo corpo. Há ainda evidencias de que a doença periodontal aumenta o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como infarto do miocárdio, aterosclerose e acidente vascular cerebral (AVC).
É interessante observar que a relação entre doença periodontal e diabetes é uma via de mão dupla, ou seja, assim como o diabetes influencia na progressão da doença periodontal e em maior potencial destrutivo da doença, a periodontite também influencia dificultando o controle glicêmico dos pacientes com diabetes. Há evidencias inclusive de que o controle da doença periodontal permitiu a redução dos níveis de hemoglobina glicada em pacientes diabéticos.
Não é possível ainda determinar exatamente qual o mecanismo de interação entre as duas doenças crônicas, diabetes e periodontite, mas observa-se que o diabetes participa na alteração da microbiota bacteriana subgengival (flora bacteriana presente na cavidade oral) favorecendo o crescimento de bactérias patológicas. Por outro lado os níveis de mediadores inflamatórios se elevam na presença das inflamações gengivais (gengivite e periodontite) não só na boca, mas no corpo todo e podem ser o link com o Diabetes.
Sinais de sangramento, inchaço da gengiva, gosto ruim na boca, dentes amolecidos indicam a presença de alterações gengivais que devem ser investigadas pelo cirurgião dentista. Aqui no IBZ nós cuidamos da sua saúde de forma integral e com muito carinho. As doenças do periodonto tem tratamento e controle, sua manutenção correta garante maior longevidade aos dentes e um controle da saúde geral do paciente, desvincular a saúde geral da saúde bucal é negligenciar a porta de entrada do nosso organismo.
Referências:
Liccardo D, Cannavo A, Spagnuolo G, Ferrara N, Cittadini A, Rengo C, Rengo G. Periodontal Disease: A Risk Factor for Diabetes and Cardiovascular Disease. Int J Mol Sci. 2019 Mar 20;20(6):1414. doi: 10.3390/ijms20061414. PMID: 30897827; PMCID: PMC6470716.
Kinane DF, Marshall GJ. Periodontal manifestations of systemic disease. Aust Dent J. 2001 Mar;46(1):2-12. doi: 10.1111/j.1834-7819.2001.tb00267.x. PMID: 11355236.
Genco RJ, Graziani F, Hasturk H. Effects of periodontal disease on glycemic control, complications, and incidence of diabetes mellitus. Periodontol 2000. 2020 Jun;83(1):59-65. doi: 10.1111/prd.12271. PMID: 32385875.
Nguyen ATM, Akhter R, Garde S, Scott C, Twigg SM, Colagiuri S, Ajwani S, Eberhard J. The association of periodontal disease with the complications of diabetes mellitus. A systematic review. Diabetes Res Clin Pract. 2020 Jul;165:108244. doi: 10.1016/j.diabres.2020.108244. Epub 2020 Jun 8. PMID: 32526263.
Texto produzido pela Dra. Marcela Di Moura - nossa especialista em Periodontia, no IBZ
Doutora e Mestre em Periodontia - Unicamp;
Especialista em Periodontia - Unicamp;
Especialista em Prótese e Reabilitação Oral - Unifasam;
Pós-graduada em Implantodontia - Fundecto.