Doença periodontal e diabetes

“Não existe saúde geral sem saúde bucal!”

Muitos desses pacientes apresentam alterações na saúde bucal antes mesmo de receber um diagnóstico de diabetes
Muitos desses pacientes apresentam alterações na saúde bucal antes mesmo de receber um diagnóstico de diabetes

“Não existe saúde geral sem saúde bucal!” Repetir essa frase é rotina no consultório, especialmente quando conversamos com pacientes portadores de diabetes. Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, triplicou o número de pessoas com diabetes nos últimos 30 anos na América. Muitos desses pacientes apresentam alterações na saúde bucal antes mesmo de receber um diagnóstico de diabetes e necessitam de atenção especial para garantir a manutenção de sua saúde.

A Periodontite é uma doença inflamatória crônica, desencadeada pelo biofilme bacteriano (também chamado de placa, é um conjunto de bactérias, restos alimentares, saliva e células descamadas da boca). Afeta todo tecido periodontal, ou seja, ossos e gengiva ao redor dos dentes. Nos últimos anos diversas evidências tem sustentado a existência de uma relação entre a periodontite e a saúde sistêmica.

A presença do biofilme entre os dentes e consequentemente o aumento da quantidade de moléculas da superfície bacteriana, como os Lipopolissacarídeos (LPS), na cavidade oral estimulam a produção de mediadores inflamatórios pelo organismo que levam a destruição de gengiva e osso de sustentação dos dentes. Estudos recentes provaram que esses efeitos destrutivos não estão restritos à cavidade oral, mas afetam todo corpo. Há ainda evidencias de que a doença periodontal aumenta o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como infarto do miocárdio, aterosclerose e acidente vascular cerebral (AVC).

É interessante observar que a relação entre doença periodontal e diabetes é uma via de mão dupla, ou seja, assim como o diabetes influencia na progressão da doença periodontal e em maior potencial destrutivo da doença, a periodontite também influencia dificultando o controle glicêmico dos pacientes com diabetes. Há evidencias inclusive de que o controle da doença periodontal permitiu a redução dos níveis de hemoglobina glicada em pacientes diabéticos.

Não é possível ainda determinar exatamente qual o mecanismo de interação entre as duas doenças crônicas, diabetes e periodontite, mas observa-se que o diabetes participa na alteração da microbiota bacteriana subgengival (flora bacteriana presente na cavidade oral) favorecendo o crescimento de bactérias patológicas. Por outro lado os níveis de mediadores inflamatórios se elevam na presença das inflamações gengivais (gengivite e periodontite) não só na boca, mas no corpo todo e podem ser o link com o Diabetes.

Sinais de sangramento, inchaço da gengiva, gosto ruim na boca, dentes amolecidos indicam a presença de alterações gengivais que devem ser investigadas pelo cirurgião dentista. Aqui no IBZ nós cuidamos da sua saúde de forma integral e com muito carinho. As doenças do periodonto tem tratamento e controle, sua manutenção correta garante maior longevidade aos dentes e um controle da saúde geral do paciente, desvincular a saúde geral da saúde bucal é negligenciar a porta de entrada do nosso organismo.

Referências:

Liccardo D, Cannavo A, Spagnuolo G, Ferrara N, Cittadini A, Rengo C, Rengo G. Periodontal Disease: A Risk Factor for Diabetes and Cardiovascular Disease. Int J Mol Sci. 2019 Mar 20;20(6):1414. doi: 10.3390/ijms20061414. PMID: 30897827; PMCID: PMC6470716.

Kinane DF, Marshall GJ. Periodontal manifestations of systemic disease. Aust Dent J. 2001 Mar;46(1):2-12. doi: 10.1111/j.1834-7819.2001.tb00267.x. PMID: 11355236.

Genco RJ, Graziani F, Hasturk H. Effects of periodontal disease on glycemic control, complications, and incidence of diabetes mellitus. Periodontol 2000. 2020 Jun;83(1):59-65. doi: 10.1111/prd.12271. PMID: 32385875.

Nguyen ATM, Akhter R, Garde S, Scott C, Twigg SM, Colagiuri S, Ajwani S, Eberhard J. The association of periodontal disease with the complications of diabetes mellitus. A systematic review. Diabetes Res Clin Pract. 2020 Jul;165:108244. doi: 10.1016/j.diabres.2020.108244. Epub 2020 Jun 8. PMID: 32526263.

Texto produzido pela Dra. Marcela Di Moura  -  nossa especialista em Periodontia, no IBZ

Doutora e Mestre em Periodontia - Unicamp;

Especialista em Periodontia  - Unicamp;

Especialista em Prótese e Reabilitação Oral - Unifasam;

Pós-graduada em Implantodontia - Fundecto.